English French German Spain ItalianPortuguese
 
image26

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO

- Estrutura curricular e prazo para integralização do curso
- Exame de defesa de projeto (Mestrado) e exame de qualificação (Doutorado)
- Defesa de dissertação e tese
- Trancamento
- Cancelamento de disciplina
- Orientação

- Mudança de linha de pesquisa
- Mudança de nível
- Aproveitamento de créditos
- Programa de Estágio Docente (PED)

Mudança de linha de pesquisa

Em casos excepcionais, a mudança de linha de pesquisa poderá ser autorizada, desde que a proposta de mudança esteja fundamentada em uma melhor adequação do trabalho em desenvolvimento. Nesse caso, a mudança deverá ser autorizada pelo Colegiado, a partir de pareceres exarados pelos dois Coordenadores das Linhas de Pesquisa envolvidas.

Mudança de nível

Em casos excepcionais, por indicação da banca examinadora do Exame de Defesa de Projeto, será permitido o ingresso automático no Doutorado, para alunos regularmente matriculados no Curso de Mestrado do PPGH. Os pedidos devem ser finalizados em até 18 (dezoito) meses a contar da data da matrícula do aluno no Programa. Os Mestrandos que tiverem obtido o acesso direto ao Doutorado estarão dispensados da apresentação do diploma de conclusão do mestrado e da cópia de dissertação; estes serão substituídos pela cópia da Ata do Colegiado do PPGH e do Conselho Departamental do IFCH com a aprovação do acesso, além dos pareceres das bancas que avaliaram a proposição.

Voltar ao topo

Aproveitamento de créditos

O aluno de mestrado poderá solicitar o aproveitamento de 04 (quatro) créditos cumpridos anteriormente em outro Programa credenciado pela CAPES; estes equivalerão à disciplina eletiva de livre escolha do aluno. Para tanto deverá fazê-lo formalmente à Comissão Acadêmica do Programa, preenchendo o requerimento do PPGH, e anexando a este o Histórico Escolar do curso realizado, com a especificação da disciplina que terá seu crédito aproveitado, desde que esta não tenha sido cursada há mais de 04 (quatro) anos. 

O aluno de doutorado que desejar solicitar aproveitamento de créditos deverá fazê-lo formalmente à Comissão Acadêmica do Programa, preenchendo o requerimento do PPGH, e anexando a este o Histórico Escolar do curso realizado, com a especificação das duas disciplinas que terão seus créditos aproveitados, desde que estas não tenham sido cursadas há mais de 04 (quatro) anos. Somente será permitido o aproveitamento de até 08 (oito) créditos, equivalendo a 02 (duas) disciplinas cursadas, desde que cumpridas em Programas devidamente credenciado pela CAPES. 

Caberá à Comissão Acadêmica analisar o aproveitamento dos créditos obtidos.

Voltar ao topo

Programa de Estágio Docente (PED)

Os alunos bolsistas de mestrado e doutorado deverão atender às disposições da CAPES e ao disposto na Deliberação nº. 022/2000 no que tange ao estágio docente, realizado sob a supervisão dos Coordenadores dos Cursos. 

O PED tem como objetivo contribuir para a formação didático-pedagógica dos alunos regularmente matriculados nos cursos de mestrado e doutorado da UERJ, através de atividades a serem realizadas junto aos alunos de graduação da UERJ. Para mestrandos a Carga-horária exigida é de 15 horas e para doutorandos 30 horas. Ao aluno Participante do PED será concedida declaração de participação em atividades didáticas e esta informação constará em seu Histórico Escolar.

Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição do PED, e clique aqui para baixar a Ficha de avaliação do PED.

A dinâmica fixada por parte do Programa consiste na elaboração, pelo Professor Supervisor, do plano de atividades do aluno, que acompanha e avalia o desenvolvimento de tais atividades. O plano de trabalho é encaminhado à coordenação do PPGH acompanhado da Ficha de Inscrição no PED, que deverá estar assinada pelo aluno e seu orientador.

Voltar ao topo