English French German Spain ItalianPortuguese
 
 

COMUM - Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ

Professoras Responsáveis:
Gessica Guimarães e Beatriz de Moraes Vieira

Site: http://comumuerj.blogspot.com/

A Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ (COMUM) foi criada em 2016, no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover estudos e pesquisas acerca das práticas e vivências ocorridas em espaços acadêmicos e não-acadêmicos, consolidando uma rede de interlocução formada por pesquisadores, pesquisadoras e estudantes de instituições brasileiras e estrangeiras da área da Teoria da História e História da Historiografia.

Além de se apresentar como um espaço de trocas e interações, a COMUM desenvolve projetos de intervenção e ações em variadas esferas a partir das quais é possível refletir sobre o direcionamento da historiografia mundial.

O corpo coletivo da COMUM é composto por professores e professoras universitárias provenientes de diversos laboratórios e linhas de pesquisa de Universidades brasileiras, em especial, mas não exclusivamente, daqueles que se desenvolvem na UERJ - o Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais e Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades, NUBHES. Além destes, estudantes do curso de graduação em História da UERJ, estudantes de diferentes Programas de Pós-Graduação de outras Universidades brasileiras, ratificando o papel relevante de estudantes egressos como agentes construtores de pontes entre instituições, e professores e professoras da rede básica de ensino também integram a COMUM.

Objetivos:

- Desenvolver estudos e pesquisas sobre Teoria da História e História da Historiografia que fomentem a reflexão acerca dos direcionamentos da disciplina na Universidade;

- Desenvolver pesquisa acerca das experiências que possibilitem comparações e estudos de outras temporalidades;

- Discutir processos de formação docente a partir do uso das novas tecnologias da informação e comunicação;

- Desenvolver projetos de extensão a partir do diagnóstico realizado através das pesquisas realizadas no grupo;

- Reforçar a relação entre Educação e História, em especial entre a Universidade e a escola.