English French German Spain ItalianPortuguese
 
 

LABIMI - Laboratório de Estudos sobre Imigração e Estrangeiros

Professor Responsável:
Érica Sarmiento da Silva

E-mail: labimi.uerj@gmail.com

Laboratório de Estudos sobre Imigração e Estrangeiros, coordenado pela Profª Drª Lená Medeiros de Menezes, congrega pesquisadores de várias instituições, dedicados ao estudo dos movimentos migratórios ocorridos nos séculos XIX e XX, com ênfase na emigração para o Brasil. A vinculação desses pesquisadores dá-se, principalmente, através do Grupo de Pesquisa (Grpesq/Cnpq/UERJ) "Diáspora Portuguesa e Mundo Lusófono”, cuja liderança cabe à coordenadora do LABIME, integrado por professores, pós-graduandos e graduandos de diferentes instituições universitárias.

No contexto amplo da e(i)migração, vem tendo destaque o estudo da imigração francesa e da imigração portuguesa no Brasil. No primeiro caso, o reconhecimento nacional e internacional ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do laboratório pode ser demonstrado pela participação, por convite, de três de seus pesquisadores, na coletânea sobre franceses no Brasil, em fase de organização, como parte das comemorações do ano do Brasil na França, com lançamento simultâneo, no Brasil e na França, em 2009.

No tocante à imigração portuguesa, o laboratório integra o pool de universidades (UERJ, UFF, USP, PUC-SP), Arquivos Nacional, do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, que se vem dedicando à montagem de um portal sobre emigração portuguesa, trabalho que vem sendo coordenado, em Portugal, pelo Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade (CEPESE), vinculado à Universidade do Porto. Até o momento, como parte desse trabalho, foram realizados três seminários e publicados dois livros que se vem tornando referências para os estudiosos da e(i)migração portuguesa.