English French German Spain ItalianPortuguese

LEDDES - Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais

Professores Responsáveis:
Prof. Dr. Guilherme Gomes Moerbeck - História Social, UFF

Sala 06 Bloco D – IFCH/UERJ

Site: http://www.leddes.uerj.br/

O Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais (LEDDES), criado em abril de 2001, objetivando a pesquisa sobre as diferenciações sociais, está vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação Mestrado-Doutorado em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, possuindo, contudo, um caráter interinstitucional e interdisciplinar. Nesse sentido, congrega pesquisadores vinculados a várias universidades e a diferentes campos de estudo, tais como, UERJ, UFRJ, UGF e UNESA, reunindo, também, investigadores com diferentes níveis de formação. Objetiva, portanto, estabelecer o diálogo entre diversos especialistas, na construção dos objetos temáticos e no trato conceitual, ao longo dos tempos históricos e das hierarquias sociais, temporal e espacialmente diferenciadas. Percebemos que muitas das características individuais dos seres humanos são utilizadas para a construção das diferenciações sociais, todavia, o LEDDES constata que várias delas são escolhidas arbitrariamente como traços diacríticos das hierarquizações sociais. Entre essas diferenciações, ressalta, em especial, as de classe e status, de gênero, de geração, de ocupação no mercado de trabalho, assim como as étnicas e a raciais, as lingüísticas, as regionais e nacionais, entre outras,que não apenas distinguem, mas hierarquizam, subordinam, opõem e excluem pessoas, influenciando seus comportamentos e direcionando suas vidas. Entende que as taxionomias não são neutras, encontrando-se na relação saber-poder em suas decorrentes construções de subjetividades. Este Laboratório está eticamente voltado ao respeito às diferenças, contanto que isso não implique a eliminação do direito à igualdade, ou seja, a prerrogativa das pessoas serem tratadas como iguais em todas as esferas institucionais, que afetam suas oportunidades de vida e trabalho, influindo no acesso aos bens e aos serviços sociais. Nosso Laboratório possui uma preocupação axiológica com a justiça social e estamos conscientes que a questão da igualdade, mais que uma constatação de sua existência, ou não, na realidade vivida e estudada por nós, constitui um princípio que adotamos. Portanto, encontra-se aí uma plataforma ética sobre a qual nossas pesquisas e a nossa intervenção social assenta-se: a teoria crítica sobre as desigualdades para lutar pela eqüidade dos direitos humanos.

Objetivos do Laboratório:

• Aprofundar as reflexões teórico-metodológicas, relacionadas ao estudo das diferenças e desigualdades sociais.
• Consolidar o LEDDES como espaço de discussão, estimulando o diálogo acadêmico entre os pesquisadores nacionais e internacionais, os alunos de graduação e pós-graduação e a sociedade civil, inclusive sob o ponto de vista interdisciplinar e interinstitucional.
• Estimular a iniciação científica de novos pesquisadores, formando uma massa crítica na área de interesse do Laboratório.
• Conhecer e analisar as temáticas para a busca da eqüidade social.
• Divulgar a produção intelectual dos pesquisadores vinculados ao LEDDES e à sua área de atuação, através de seminários, debates e publicações que divulguem os resultados das pesquisas.