Impacto Social

Pintura: Eliseu Visconti

A democratização do saber, a integração da pós-graduação com a graduação e a complementaridade na atuação de docentes e discentes são objetivos precípuos do PPGH, que mobilizam significativamente os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão realizados no âmbito do programa. Neste sentido, o PPGH mobiliza atividades acadêmicas como seminários, simpósios, conferências e mesas-redondas que ocorrem de forma presencial e remota. As atividades realizadas configuram-se como experiências inovadoras propiciadas por trocas de ideias e sugestões temáticas e metodológicas. Tais ações, no conjunto, atuam na formação complementar dos discentes e na difusão das pesquisas realizadas em âmbito nacional e internacional, trazendo à universidade um público externo interessado no conhecimento histórico produzido.

Entre os eventos, cabe destaque para a Semana de História Política, organizada pelos discentes vinculados ao Programa, tem o intuito de fomentar o debate acadêmico com professores, recém-doutores, pós-graduandos e graduandos de todo o país, possibilitando a divulgação da produção historiográfica dos interessados e promovendo o intercâmbio de ideias entre estudantes, profissionais e instituições. A Semana contribui, assim, para a solidificação do PPGH, além de investir na produção editorial da Revista Dia-Logos, fruto imediato do desenvolvimento deste evento.

Nestes períodos acadêmicos especiais (PAEs), em razão da pandemia de covid, o corpo docente do PPGH dedicou-se à experiência inovadora de realizar as atividades virtuais, através do Facebook e do YouTube, entre outras plataformas e redes sociais. Estes meios de comunicação tornaram-se um novo mecanismo de diálogo, interação e difusão de temas de pesquisa, assim como possibilitaram a ampliação do contato dos docentes e discentes do Programa com professores especialistas de instituição nacionais e estrangeiras.

Ao lado disto, diversos docentes mobilizam fomentos provenientes de Bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, bolsas de Pesquisador Sênior/UERJ, Cientista do Nosso Estado e Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, entre outras, cujos recursos revertem em publicações de livros e artigos em periódicos, assim como nas orientações que visam alcançar o nível de excelência e se materializam em Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, projetos de Iniciação Científica e Monografias de graduação. O programa apresenta também participação bem sucedida em editais nacionais e internacionais.

As bolsas de estudos provenientes dos órgãos de fomentos – CNPq, FAPERJ, CAPES – destinam-se a graduandos de Iniciação Científica, a mestrandos e a doutorandos, conforme sua classificação nos respectivos processos de seleção. Os editais PDSE/CAPES, quando abertos, permitem uma bolsa de doutorado-sanduíche no exterior, o que também pode ser buscado independentemente mediante editais da FAPERJ e CNPq.

Considerando outrossim que todo conhecimento pressupõe uma responsabilidade social, e que a formação de mestres e doutores e a pesquisa de qualidade devem caminhar para além do mundo acadêmico, o PPGH dedica-se também a estabelecer uma interface do com a sociedade. Esse caminho tem sido trilhado mediante atividades extra-classe que contribuem para a melhoria do ensino fundamental, médio e de graduação, e ratificadas nas atividades de extensão, consolidando o impacto socioeducacional do programa.

Igualmente, os periódicos produzidos pelo Programa promovem impacto sociocultural e fornecem visibilidade às atividades realizadas, o que se acresce pela atuação de docentes como membros de Conselhos Editoriais de diversas Revistas acadêmicas, bem como membros de conselhos Científicos de eventos relevantes na área de História.

Como podemos observar, o momento singular de 2020 promoveu mudanças significativas na elaboração de eventos cujo público se tornou mais amplo devido aos meios de veiculação. As atividades de extensão universitária permitem a interação entre a instituição de ensino superior e a comunidade na qual está inserida, constituindo um impacto sociocultural permanente, mediante a troca de saberes entre a universidade e a sociedade. Elas ultrapassam o âmbito específico do ambiente universitário pelo fato de democratizar o saber produzido na academia, isto é, atingem o público não universitário.

Some-se a isto o fato de que a internacionalização no ensino superior tornou-se um importante processo que incide na transformação da educação, pelo fato de formar profissionais com competências multiculturais e pensamento global. Assim, o programa incentiva tanto os docentes quanto os discentes a expandir os horizontes para além das fronteiras nacionais e interagir com os seus pares em âmbito internacional e com perspectiva intercultural. A internacionalização, em conformidade com a Missão deste Programa, refere-se ao contínuo compromisso com o desenvolvimento ambiental, científico, cultural e socioeconômico de cidadãos brasileiros e estrangeiros.

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