Laboratórios

Pintura: Ismael Nery

Áfricas

Sociedade, Política e Cultura

Coordenadores:
Washington Santos Nascimento
Priscila Maria Franco Weber

Grupo de Pesquisa Interinstitucional (UERJ/UFRJ) que reúne pesquisadores com interesse comum sobre o continente africano, realizando investigações e debates a partir das relações entre História, Literatura e Antropologia. Seus objetivos: a) Construir um espaço de pesquisa que seja referência nos estudos africanos no Rio de Janeiro e em todo o Brasil; b) Ser um espaço de fomento de projetos de pesquisa e extensão voltados para a formação de professores da educação básica, pesquisadores e qualquer pessoa que se interesse pelo tema; c) Promover as bases de uma educação antirracista, a partir da difusão de conhecimento pautado na valorização das culturas, povos, línguas e histórias do continente africano na educação básica.

Realiza encontros quinzenais online para debater projetos de pesquisa e textos acadêmicos relacionados ao continente africano de membros do grupo e de autores que são referência para a área. Além disso, realiza o Seminário Áfricas, cujo objetivo é socializar nossas pesquisas para um público mais amplo, e efetua publicações por meio de e-books em um selo próprio, o Edições Áfricas. A participação no grupo é livre e aberta.

 

COMUM

Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ

Coordenadoras:
Gessica Guimarães Gaio
Beatriz de Moraes Vieira

 

A Comunidade de Estudos de Teoria da História – COMUM/UERJ foi criada em 2016, no âmbito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de promover estudos e pesquisas acerca das práticas e vivências ocorridas em espaços acadêmicos e não-acadêmicos, na área da Teoria da História e História da Historiografia, consolidando uma rede de interlocução formada por pesquisadores, pesquisadoras e estudantes de instituições brasileiras e estrangeiras.

Além de se apresentar como um espaço de trocas e interações, a COMUM desenvolve projetos de intervenção e ações em variadas esferas, a partir das quais é possível refletir sobre o direcionamento da historiografia mundial.

O núcleo encontra-se registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP) do CNPq e trabalha em torno de três grandes linhas de pesquisa: “A disciplina histórica em debate”, “Democracia, cultura e experiência histórica” e “Ensino de História, possibilidades e impasses”.

LEDDES

Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais

Coordenadora:
Renata Figueiredo Moraes

Sala 9023, bloco D (IFCH/UERJ)

O Laboratório do Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais, criado em 2001, possui caráter transdisciplinar, propondo-se a analisar os traços diacríticos historicamente produzidos que constituem as diferenciações e desigualdades. Entre estas, destaca em especial, as de status, de ocupação no mercado de trabalho, de gênero, de geração, as étnicas e as raciais, assim como as linguísticas, as regionais e nacionais, entre outras, que não apenas distinguem, mas hierarquizam, subordinam, opõem e excluem pessoas e grupos, direcionando e produzindo condutas. Entende que as taxonomias não são neutras, encontrando-se na relação saber-poder em suas construções de subjetividades.

O LEDDES está, portanto, eticamente voltado a problematização das diferenças e desigualdades sociais afirmando a prerrogativa das pessoas serem tratadas como iguais em todas as esferas institucionais e situações que afetam suas oportunidades de vida. Assim, propomos um trabalho historiográfico em constante interação com a diversificada agenda de movimentos e grupos que compõem a sociedade, estabelecendo um diálogo com outros saberes, acadêmicos ou não. Esta inquietação encaminha nossa prática de pesquisa e divulgação por um viés plural sem perder o poder de análise e o compromisso como profissionais do saber histórico.

LABIMI

Laboratório de Estudos sobre Imigração e Estrangeiros

Coordenadora:
Érica Sarmiento da Silva

Sala 9027, bloco D (IFCH/UERJ)

Laboratório de Estudos sobre Imigração e Estrangeiros, fundado pela Profª Drª Lená Medeiros de Menezes, e atualmente coordenado pela Prfa.Dra Érica Sarmiento, congrega pesquisadores de várias instituições, dedicados ao estudo dos movimentos migratórios ocorridos nos séculos XIX e XX, com ênfase na emigração para o Brasil. A vinculação desses pesquisadores dá-se, principalmente, através do Grupo de Pesquisa (Grpesq/Cnpq/UERJ) “Diáspora Portuguesa e Mundo Lusófono”, cuja liderança cabe à coordenadora do LABIME, integrado por professores, pós-graduandos e graduandos de diferentes instituições universitárias.

No contexto amplo da e(i)migração, vem tendo destaque o estudo da imigração francesa e da imigração portuguesa no Brasil. No primeiro caso, o reconhecimento nacional e internacional ao trabalho desenvolvido por pesquisadores do laboratório pode ser demonstrado pela participação, por convite, de três de seus pesquisadores, na coletânea sobre franceses no Brasil. No tocante à imigração portuguesa, o laboratório integra o pool de universidades (UERJ, UFF, USP, PUC-SP), Arquivos Nacional, do Estado e da Cidade do Rio de Janeiro, que se vem dedicando à montagem de um portal sobre emigração portuguesa, trabalho coordenado, em Portugal, pelo Centro de Estudos de População, Economia e Sociedade (CEPESE), vinculado à Universidade do Porto.

LICP

Laboratório Intelectuais, Cultura e Política

Coordenadora:
Maria Emília Prado

O Laboratório reúne pesquisadores integrantes do Grupo de Pesquisa “Intelectuais e Poder no Mundo Íberoamericano” (CNPq). É voltado para análise de temas ligados à produção, circulação e recepção das ideias, em especial no mundo íberoamericano. O Laboratório e o Grupo de Pesquisa são responsáveis pela edição da revista eletrônica Intellèctus, bem como pela organização de seminários e colóquios em nível nacional e internacional, com destaque para o Colóquio Internacional “Tradição e Modernidade no Mundo Íbero-Americano” realizado anualmente em conjunto com o grupo “Correntes Artísticas e Movimentos Intelectuais” do CEIS- 20/Universidade de Coimbra.

NUCLEAS

Núcleo de Estudos das Américas

Coordenadora:
Maria Teresa Toríbio Brittes Lemos

Site: http://www.nucleas.uerj.br/
E-mail: nucleas.uerj@gmail.com

O Núcleo de Estudos das Américas, criado em 2002, é um espaço de pesquisa, ensino, debates e divulgação das questões que envolvem o continente americano e o mundo. Em seu âmbito estão organizados o Laboratório de Estudos Americanos (LEPAS) e Laboratório de Arqueologia e Pesquisas de América Antiga (LAPAMA), vinculado ao Departamento de Arqueologia. Além disso, subdivide-se nos grupos de estudo e pesquisas: a) “Cultura e Cosmovisões”; b) “Pensamento Latinoamericano”; c) “História e Cinema”; d) “Desenvolvimento Econômico e Integração”, vinculado à Faculdade de Ciências Econômicas; e) “Saúde , Educação e Cultura”.

LPPE

Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino

Coordenadoras:
Angela Maria Roberti Martins

sala 9023, bloco B (IFCH/UERJ)

Site: lppe.uerj.br
Instagram: instagram.com/lppeuerj
Facebook: facebook.com/lppe.uerj

O LPPE busca promover uma integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo aos licenciados em Ciências Humanas, assim como aos professores e gestores da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, capacitação teórico- metodológica para o desempenho das suas funções, organizando cursos, debates e outras atividades, realizando parcerias e convênios com instituições públicas e privadas de ações sociais visando a melhoria do ensino e da pesquisa em História no Rio de Janeiro. Coordenado atualmente pelos Profs. Drs. Angela Roberti e Flaviano Isolan, vinculados ao Departamento de História/IFCH/UERJ.

REDES

Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais

Coordenadora:
Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves
Subcoordenadora:
Lúcia Maria Paschoal Guimarães

sala 9.024, bloco B (IFCH/UERJ)

Site: http://www.redesuerj.pro.br

O Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais reúne professores e alunos que integram o Grupo de Pesquisa Ideias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira, cadastrado no CNPq, em funcionamento desde 1997. Seus objetos de investigação se situam no campo da história política renovada e se definem em torno da noção de cultura política e da dimensão do poder simbólico. O Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais possui perfil interinstitucional. Além de docentes e alunos do Programa de Pós-Graduação de -História da UERJ, agrega pesquisadores associados de diversas instituições UFMG, Biblioteca Nacional, UFOP, UNESP/Franca, Arquivo Histórico do Itamaraty, MAST, CPDOC e Real Gabinete Português de Leitura. Mantêm, ainda, parcerias com o Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra, e a Rede de Investigação de História Intelectual da América Latina, coordenada por Hugo Cancino Troncoso (Universidade de Aarhus, DK) e Carmen de Sierra (Universidade de Salto/Uruguai e IHEAL/França). Atualmente, dois grandes eixos analíticos orientam os estudos e atividades do Laboratório: 1. Cultura, intelectuais e poder. Objetivo: promover estudos direcionados para a análise da relação entre intelectuais e poder, por meio das suas manifestações culturais e práticas políticas; 2. História, cultura e relações internacionais. Objetivo: promover estudos que examinem a articulação entre cultura e relações internacionais, privilegiando continuidades e rupturas.

NEA

Núcleo de Estudos da Antiguidade

Coordenadora:
Maria Regina Candido

sala 9030, bloco A (IFCH/UERJ)

Site: www.nea.uerj.br
E-mail: nea.uerj@gmail.com

 

Formado em agosto de 1998, o Núcleo de Estudos da Antiguidade pertence ao Departamento de História/IFCH/UERJ.

Centro de pesquisa histórica que reúne pesquisadores de diferentes áreas de saber em Antiguidade, tem como objetivo estabelecer o dialogo e a interação entre as universidades com pesquisas em sociedades antigas de forma a demonstrar a efetiva possibilidade de realização de estudos sobre História Antiga no Brasil assim como reafirmar o compromisso com a democratização do saber produzido na academia.

Seus integrantes são alunos e professores de História Antiga da UERJ interessados em dialogar com demais áreas de conhecimento como Letras, Filosofia, Arqueologia, Antropologia e História da Arte visando produzir pesquisas em sociedades antigas.

O projeto coletivo visa interação entre professores e alunos, pesquisadores da UERJ e voluntários provenientes de unidades de ensino superior público e privado.

O NEA integra o grupo diretório de pesquisa da CNPq

Linhas de Pesquisa: a) Religião, Mito e Magia no Mundo Mediterrâneo; b) Relação de Poder e Economia no Mundo Antigo; c) Discursos, Narrativas e Representação.

NIBRAHC

Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea

Coordenador:
Oswaldo Munteal Filho

Sala 9029, bloco D (IFCH/UERJ)

O Núcleo de Identidade Brasileira e História Contemporânea (NIBRAHC) é um grupo formado por estudantes de graduação e pós Graduações de cursos com características interdisciplinares, sob orientação do Professor Pós Doutor Oswaldo Munteal (UERJ, FACHA, PUC). O núcleo busca entender e analisar o Brasil a partir de autores que se notabilizaram por um profundo senso crítico da realidade brasileira com vistas à transformação e desenvolvimento autônomo e igualitário. O Núcleo tem realizado inúmeras publicações, eventos e é muito ativo em mídias. A equipe que integra o Laboratório compreende bolsistas de IC, TCT, mestrandos e doutorandos, bolsistas e não bolsistas, pesquisadores colaboradores das mais diversas instituições.

NUBHES

Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades

Coordenadora: 
Márcia de Almeida Gonçalves.

Sala 9019, bloco  A  (IFCH/UERJ)

O Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES) atua no âmbito do Instituto de Filosofia, História e Ciências Humanas da UERJ, tendo sido derivado do projeto Histórias de gênios e heróis: indivíduo e nação nas narrativas biográficas do Império do Brasil, contemplado pelo Programa Jovem Cientista do Nosso Estado, no ano de 2010. No contexto da crescente reflexão acerca dos usos e significados das biografias entre as produções da cultura histórica, na atualidade, em diálogos que redimensionam interseções entre a historiografia, a teoria literária, o pensamento sociológico, a história da literatura e as filosofias do sujeito, a criação do NUBHES visa à constituição de lugar de encontro, de reunião e de produção acadêmica referentes a diversas temáticas sobre histórias de vida. Destaque será concedido a relação entre o valor crescente dessas últimas, em suas diversas apropriações midiáticas, e aquilo que estudiosos do fenômeno identificam como dilemas da subjetividade contemporânea. A equipe que integra o Laboratório compreende bolsistas de IC, TCT, mestrandos e doutorandos, bolsistas e não bolsistas, pesquisadores colaboradores das mais diversas instituições.

PEIND

Programa de Estudos Indianos/UERJ

Coordenador:
Edgard Leite Ferreira Neto

 

A conferência India-Brazil Dialogue, na Universidade de Goa, em 2011, e, depois, a conferência do Dr. Varun Sahni (Jawaharlal Nehru University) na UERJ, em 2012, foram elementos importantes para a imediata aproximação acadêmica entre a UERJ e a Índia. O PEIND é importante para o estreitamento dos laços entre Brasil e Índia e para a ampliação dos horizontes acadêmicos em diversas áreas no Rio de Janeiro, realçando a importância da Índia no mundo contemporâneo e a nossa capacidade em pensar, produzir e aprender em colaboração e entendimento com os pesquisadores indianos. Para sua criação colaboraram vários estudiosos e professores como o Dr. Dilip Loundo (atualmente na UFJF), com uma longa trajetória no campo da filosofia ocidental e oriental, o Dr. Rubens Turci (UFJF), o Dr. Amâncio de Oliveira, da USP, a Dra. Leane Naidin, da PUC-RJ, com sua experiência em Índia também apoiou a iniciativa. Do lado Indiano contribuíram o Dr. Varun Sahni, desde sua conferência na UERJ, em 2012, os Drs. Aparajita Gangopadhyay e Dattesh Parulekar (Goa University), Sanjay Salunke (Dr. Babasaheb Ambedkar Marathwada University, Aurangabad) e Krishnendra Meena (Jawarhal Nehru University). A equipe que integra o Laboratório compreende bolsistas de IC, TCT, mestrandos e doutorandos, bolsistas e não bolsistas, pesquisadores colaboradores das mais diversas instituições.

pt_BRPT